A ideia é o design da iluminação remeter a uma vivência de um ambiente perfeito

O mar é motivo de inspiração para diversas coisas na vida: é inspiração para relaxamento, paz, tranquilidade; é inspiração para música, dança, romantismo ou aventura; e é inspiração também na decoração, por meio de quadros, fotografias e ambientes. Neste quesito é fundamental ter um pedacinho da praia dentro da sua casa; ou seja, um ambiente em que possa relaxar e ainda lhe trazer boas vibrações. Afinal, quem não gostaria de poder se sentar e fechar os olhos ouvindo apenas aquele som de ondas quebrando ao fundo?

Você pode não estar em uma praia de fato, mas a iluminação do ambiente pode proporcionar as mesmas sensações. Foi inspirado no mar que o designer brasileiro Maurício D’Ávila criou luminárias especiais para casas, hotéis ou restaurantes que desejam ter um ar praiano perto de si. As luminárias da Geo Luz&Cerâmica são feitas à mão, com cerâmica e cobre, que remetem indiretamente a ambientes mais naturais e tranquilizantes. De acordo com ele, a peça por si só já consegue transmitir esta conexão com o ambiente em que foi inspirado.

“O ambiente onde você está lhe traz emoção. As formas, cores e objetos utilizados neste ambiente podem lhe emocionar, intrigar, trazer uma sensação de paz e tranquilidade. Tudo depende de como este ambiente é construído”, afirma o designer. A iluminação é um ponto forte na decoração, pois as formas, desenhos e a própria luz vão transmitir as emoções e influenciar nos sentimentos das pessoas que ali ficarem. Em ambientes de praia, por exemplo, a iluminação deve ser indireta e as peças precisam remeter a algo quente, de calor – como é o caso da cerâmica. As cores também são fundamentais e vão muito mais além do que simplesmente combinar com o restante da mobília: elas também precisam combinar com o local em que estão inseridas.

D’Ávila conta que utilizou as cores naturais do cobre, branco e azul para a criação de peças específicas, que carregam em si a imagem de mar, Sol e areia. Traços desenhados nas luminárias dão um charme à parte, além dos diferentes formatos e tipos: luminárias de piso, como a Copacabana; de mesa, como os abajures Ipanema, Riviera e Angra; arandelas, como Juliet, Belinda e Pandora; entre outras. É importante notar que tudo que está inserido em um ambiente é capaz de nos modificar internamente. “As formas, o acabamento e a beleza das luminárias trazem emoção, mas o efeito de luz que ela agregará ao ambiente é transformador”, conclui.

Portanto, o mar, o Sol e a areia podem estar presentes em qualquer lugar de uma casa, prontos para nos transportar internamente a lugares fantásticos, sem nem ao menos estarmos fisicamente presentes. É uma forma de se recarregar as baterias estando no meio do caos da cidade grande, ou ainda de relaxar o corpo e a mente ao som da natureza.

Fonte: Alessandra Sabbag e Euracy Campos
Assessoria Estilo Press

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *